Porque mudar os hábitos alimentares
Porque mudar os hábitos alimentares
Quatro entre as dez principais causas de morte atualmente são doenças crônicas ligadas à dieta: doenças coronarianas, diabetes, AVC e câncer. E, na maioria dos casos, como da doença cardiovascular, por exemplo (que corresponde a 35% das mortes no brasil, segundo a OMS), embora os sintomas da doença apareçam na vida adulta, sua gênese remete a infância.
Segundo o Guia alimentar da população Brasileira: “Verifica-se que entre 40% e 90% dos óbitos anuais por doenças crônicas não transmissíveis, de acordo com o grupo de doenças, podem ser potencialmente evitados se a população tiver garantido o acesso universal a uma alimentação adequada e saudável.”
Doenças crônicas não transmissíveis: como colesterol alto, triglicérides elevados, hipertensão, obesidade, que por sua vez predispõem o organismo a outras doenças como as cardiovasculares, diabetes, câncer, entre outras.
Uma projeção feita pelo Ministério da Saúde aponta que no ano de 2022, se os índices continuarem crescendo na mesma proporção, a obesidade infantil pode chegar até metade da população de crianças.
6 DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO
- Use cereais integrais em vez de refinado, evitando picos glicêmicos
- Coma alimentos orgânicos sempre que possível
- Acrescente um alimento novo por semana
- Use óleos que fazem bem à saúde: óleo de coco, azeite, óleo de gergelim, ghee
- Use substitutos do açúcar branco: néctar de agave, mel, melado, frutas doces como banana, tâmara, suco de maçã
- Evite exageros no consumo de açúcar e ultraprocessados