Ordem no caos
ORGANIZE A DESPENSA
Milhares de saquinhos abertos com araminho de pão não formam uma visão muito inspiradora para quem vai se aventurar na cozinha. Invista em potes e etiquetas e sua despensa vai arrancar suspiros, mas agora de deleite, e não de desespero. Não estou falando de muito investimento, não: potes de plástico da loja de R$ 1,99, de preferência do tipo mais fino e comprido, para caber muitos em uma prateleira. E não esqueça das etiquetas, onde você pode anotar o nome e a validade, evitando que o arroz integral acabe indo para a mesa cheio de estranhos pontinhos pretos (não, não estou falando de semente de linhaça, mas dos bichinhos que entram e procriam nos saquinhos abertos, sabe-se lá como…)
PIQUE E CONGELE
Eu sei que não é algo que se consiga fazer todas as vezes que você volta do supermercado, em especial se você só conseguiu passar lá depois do trabalho. Mas deixar as coisas picadas e guardadas no congelador salva em muitos momentos de geladeira vazia, além de evitar o desperdício. Uma salsinha picada congelada faz toda diferença em quase qualquer preparação e faz com que você não tenha que jogar fora meio maço por semana.
LEGUMES E FRUTAS A VISTA
Deixe os legumes e frutas lavados e a vista. O que os olhos não veem, a boca não saliva. Se as frutas ficarem dentro do saquinho em que vieram, escondidas no fundo do gavetão da geladeira, é certo que vão acabar apodrecendo por lá mesmo, já que a concorrência com o pudim de leite bem exposto na primeira prateleira é totalmente desleal. Procure utilizar potes de acrílico quadrados e transparentes, que podem ser empilhados e deixam sua geladeira com cara de foto de revista. Coloque as frutas e legumes já lavados e secos, o que facilita na hora de cozinhar e estimula quem está pendurado na porta a escolher algo saudável para o lanche da tarde.
MISE EN PLACE
A primeira aula do meu curso de culinária foi sobre a importância do mise en place (colocar todos os ingredientes na bancada antes de começar a trabalhar). O cotidiano numa cozinha de restaurante é uma loucura, o que deixa margem para muitos erros e esquecimentos. Se os ingredientes estão todos na sua frente, o bolo não irá para o forno sem o fermento, pois você vai ver que sobrou um ingrediente ali. E isso evita que você tenha que se deslocar para pegar as coisas enquanto cozinha. Se quer cozinhar rapidamente, não pode abrir mão de um minuto aqui, outro ali, pois no fim, eles somados, fazem muita diferença. Como todo hábito, uma vez que se acostumar com ele, será sua segunda natureza.
MÃO NA MASSA
Depois de preparar uma cozinha prática, um segundo passo é aprender alguns truques básicos para preparar as refeições em alta velocidade e impressionar toda a família com suas habilidades de chef profissional.
Toda habilidade recém-adquirida tem um período de treinamento necessário. Portanto, tenha paciência e não desanime se o seu chef interior demorar um pouco a desabrochar. Tudo nessa vida são horas de dedicação, mesmo que elas venham em doses homeopáticas de 15 minutos diários.