Ops! Fiz m#*d@! Desculpa!!

Ops! Fiz m#*d@! Desculpa!!
Sim, na teoria a gente sabe que o erro faz parte do aprendizado. Mas na hora de lidar com nossos próprios erros, essa consciência some, a culpa e a vergonha dão aquela sensação oca na boca do estômago e a gente não consegue pensar em outra coisa, a não ser o quanto somos… (preencha com aquela palavra que você fala pra si mesmo sempre que faz algo que SUA MÃE NÃO APROVARIA?).
Dia desses estava dirigindo, divagando mentalmente, e me toquei que o farol tava amarelo e que não ia dar tempo de atravessar. Parei em cima da faixa de motos, mas outro carro parou logo atrás e tive que ficar ali mesmo. O MOTOQUEIRO que parou ao meu lado ficou muito BRAVO. Olhei pra ele e pedi desculpas sinceras. Ele se acalmou imediatamente.
Fico sempre impressionada com o poder que aceitar, nos arrepender e reparar nossos erros tem. Oito letras poderosas.
Às vezes fico cansada, irritada. Anteontem GRITEI com o Jorge por causa da roupa suja no chão do banheiro molhado. Por mais que já tenha falado um milhão de vezes sobre isso, não gritei porque acredito que é a melhor forma de educar. Um grito pode parecer que ajuda na hora, mas só atrapalha a comunicação, te afastando da solução e ensinando, pelo exemplo, uma forma muito fragilizada de lidar com os problemas. Digo fragilizada porque quem está forte emocionalmente dispõe de mais RECURSOS pra lidar com uma situação desafiadora. Gritei por mim, pra lidar com a minha RAIVA?? e frustração de não conseguir fazê-lo entender meu lado. Quando me acalmei, vi que tinha errado. Pedi desculpas. Ele, como invariavelmente acontece nessas ocasiões, se acalmou quando sentiu o poder dessas oito letras, sorriu e me abraçou, dizendo que não era nada, pedindo desculpas ele também. Um pedido de desculpas sincero contagia, e dá liberdade pro outro também lidar com os próprios erros. Sim, na teoria a gente sabe que o erro faz parte do aprendizado. Mas, só quando colocamos em prática percebemos o real IMPACTO de deixar que ele nos ensine a crescer. E de deixar que nossos filhos cresçam através deles também.?