Benefícios do inhame
Você sabia?
Parente do cará e da batata-doce esse tubérculo melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e não tão calórico, é uma boa opção para quem quer perder peso.É uma excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos. Eles apresentam vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B. Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre. As fibras do inhame reduzem os níveis de colesterol no sangue, ajudando a prevenir doenças cardíacas. O inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que compensa as ações hipertensivas do sódio em nosso corpo.
Porque é importante para crianças e adultos?
Os compostos antioxidantes do inhame – betacaroteno e vitamina C – ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer e, por ser fonte de diosgenina e vitaminas B6 e B9, é um ótimo alimento para ajudar no controle e prevenção do Alzheimer. Ele ainda reforça o sistema imunológico deixando o corpo mais forte e prevenindo doenças. Também é um bom alimento para a prevenção da anemia. Ele é fonte de ferro, vitamina C, que ajuda na absorção do ferro; vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina; e ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas.
Conheça o melhor modo de consumo
COMPRANDO: os inhames devem estar firmes, mas não muito duros, sem sinais de brotação, sem áreas amolecidas ou enrugadas e sem sinais de mofo. Geralmente apresenta raízes pequenas e ralas.
PREPARANDO: lave bem depois de descascado. Para que não escureça, deixe de molho em uma vasilha com água até a hora de preparar. Pode ser usado em saladas, refogado, usado em pães, tortas, sopas, bolos, patês. Um coringa!
ARMAZENANDO: Os inhames não precisam ser mantidos em geladeira, pois se conservam em condição natural por até 10 semanas, desde que mantidos em local arejado, escuro e seco. Quando colocados na geladeira, devem ficar na parte inferior, dentro de sacos de plástico.