Benefícios do brócolis
Você sabia?
Sulforafane – esse é o nome de um fitoquímico presente no brócolis que é um aliado e tanto a hipertensos. Isso porque ele relaxa as artérias e, consequentemente, derruba a pressão. De quebra, a substância protege o estômago contra a ação da Helicobacter pylori, o micro-organismo acusado de provocar gastrite e úlcera. Sem falar que elimina substâncias químicas das células responsáveis por mutações cancerígenas. Nisso, o sulforafane recebe o auxílio de vitamina C. E, já que estamos falando em vitaminas, os brócolis são cheios de folato, bom de briga contra o Alzheimer.
Porque é importante para as crianças?
O brócolis, especialmente o japonês, é excelente fonte de ácido fólico e ferro o que ajuda a prevenir ou tratar a anemia, além disso o brócolis, mistura altos níveis de folato, antioxidantes, vitaminas B, cálcio, ferro e zinco. É um vegetal completo! Estudos americanos (1977-78) revelaram que as pessoas que comem brócolis diariamente correm um risco menor de contrair câncer de pulmão.
Conheça o melhor modo de consumo
Comprando
Os talos e as folhas têm propriedades similares às das flores. Procure brócolis cultivado organicamente. Selecione os mais frescos, evitando talos duros com coloração amarelada ou marrom, que são sinais de pontas duras e amargas.
Preparando
O brócolis fresco é doce e macio o suficiente para ser comido cru em saladas, e as pequenas flores ficam deliciosas com maionese ou molhos. Cozinhe o brócolis rapidamente com pouca água ou no vapor, em panela bem tampada, até ficar macio. O brócolis ligeiramente cozido tem um sabor delicado que complementa uma grande variedade de alimentos.
Armazenando
Guarde o brócolis, embrulhado, na parte menos fria da geladeira e use o mais rápido possível.
Conheça as diferenças
A Couve-Brócoli Piracicaba Precoce é famosa por ser comercializada em talos, diferente das tradicionais híbridas, que tem forma de arbusto. Por ter talos firmes, essa variedade deve ser cozida no vapor para ser melhor degustada em saladas, quiches, empadas e etc.
Já a Couve-Brócoli Romanesco, que chama atenção pelo visual diferente, tem sabor suave e crocante. Ela fica ótima crua e temperada.
Por fim, a Couve-Brócoli Híbrida Green Storm, a mais popular na alimentação brasileira, é ideal para consumo in natura em saladas.
COMO FAZER SEU FILHO EXPERIMENTAR BRÓCOLIS