Benefícios da manga
Você sabia?
A manga é a superstar nutritiva das frutas, muito rica em antioxidantes e vitaminas C e E. Sua polpa alaranjada contém mais antioxidantes betacaroteno, benéfico na prevenção contra o câncer e doenças cardíacas, do que a maioria das frutas. Tem alto teor de vitamina C – um fruto pode conter mais do que a necessidade diária – e fibras. Ao contrário de muitas outras frutas, as mangas apresentam quantidade significativa de vitamina E, antioxidante que melhora o sistema imunológico e mantém a pele saudável. Como têm índice glicêmico de médio a baixo, são boa opção para quem faz regime ou dieta, pois ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.
Porque é importante para as crianças?
Ela abriga um verdadeiro “time dos sonhos”de substâncias: fósforo, magnésio, potássio e zinco, além de vitaminas A, C e as do complexo B, que entram em cena para azeitar as engrenagens celulares. E a gente sabe: células saudáveis são sinônimo de corpo saudável.
Conheça o melhor modo de consumo
Comprando
Para escolher, não confie somente na cor (algumas variedades permanecem verdes inclusive maduras, como a espada, por exemplo). Pegue a manga na mão e sinta sua pele: deve ser flexível, mas não macia. Cheire a manga; madura ela é muitíssimo perfumada.
Preparando
A palmer e a kent têm poucas fibras e são preferidas para consumo in natura. A thommy atkins e a rosa, por sua vez, são mais fibrosas e, muito usadas pra fazer suco. A manga pode ser cozida e inclusive refogada, desta maneira ela fica excelente com pratos de carne branca e peixe. Cortada em cubos pode, divinamente, completar uma salada.
Armazenando
O aroma de uma manga madura não passa despercebido e é sempre contagiante. Para preservá-la, coloque-a em um local fresco, mas não na geladeira: a manga não suporta temperaturas inferiores a 8 °C.