Benefícios da acelga
Você sabia?
A acelga tem fibras de sobra, substância que dá sensação de saciedade e combate a gordura visceral, que se esconde entre órgãos como fígado e intestino, causando inflamações perigosas. Além disso, a hortaliça contém míseras calorias, daí ser uma grande aliada de quem quer eliminar alguns quilos. Mas as virtudes dela não param por aí: a acelga também regula a coagulação sanguínea. Em outras palavras: se por um lado evita trombose, por outro, ajuda na cicatrização de machucados.
Porque é importante para as crianças?
As fibras desse alimento formam uma espécie de bolo dentro do estomâgo que diminui a vontade de comer sem parar. Elas ainda impedem o acúmulo de gordura na região da barriga. A hortaliça em questão também possui bastante vitamina K. Apenas três colheres de sopa de acelga cozida fornecem a dose diária desse nutriente, importante na coagulação sanguínea. Enquanto ele estiver em boa quantidade no organismo, o risco de uma trombose – entupimento de um vaso por coágulo – diminui muito. Já quem sofreu um corte, pequeno ou mais grave, precisa desse ingrediente para ter uma cicatrização ideal. E, já que o assunto é pele, a acelga é uma fonte de quercetina, uma das responsáveis por deixá-la firme e saudável.
Conheça o melhor modo de consumo
Comprando: para obter níveis mais elevados de nutrientes, compre vegetais não limpos, que têm as folhas verdes externas. As folhas devem ser mais frescas e crocantes possível. Opte também pelas que tem o centro bem fechado, sem sinais de amarelamento ou pequenos buracos.
Preparando: A acelga é muito boa crua, em saladas. As saladas frescas ficam melhores se preparadas quase na hora de servir. A exposição das superfícies cortadas ao ar diminui rapidamente tanto a qualidade de ingestão quanto o valor nutritivo das folhas. E, ela também pode ser refogada!
Armazenando: Lave bem as folhas e guarde na parte menos fria da geladeira.