Conheça a importância da água
Somos compostos por 70 a 75% de água, que atua em nosso organismo de diversas formas, como dar sustentação aos órgãos, ao volume do sangue e ao processo digestivo, além de possibilitar as milhares de reações químicas que são produzidas no corpo e diluir e eliminar o que é lixo. Ela também forma as lágrimas, líquido essencial para o funcionamento adequado dos olhos. As lágrimas evitam o ressecamento das córneas e fazem a limpeza dessas estruturas.
A falta de água diminui a capacidade de concentração podendo afetar o raciocínio e reduzir a memória a curto prazo.
Quando o calor torna-se exagerado, inicia-se a liberação de suor, que possui água em sua composição. Ao entrar em contato com o meio, o suor evapora na superfície da pele, causando o resfriamento do corpo;
Diante de tantas funções, é fundamental que fiquemos hidratados. Recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros e meio de água diariamente.
COMO SENTIMOS SEDE?
Você já reparou no tanto que o nosso corpo trabalha? Ele não para durante todo o dia. Até quando não percebemos, o corpo continua trabalhando. Mas de onde vem a sede? Quando o corpo perde muita água, ele sente necessidade de se hidratar, para manter seu funcionamento. Isso acontece, por exemplo, quando transpiramos muito, ou quando ficamos muito tempo sem beber líquidos… Perdemos água tanto pelo xixi, quanto pelo suor, que há constantemente sem que a gente sinta direito. Então um lugar do cérebro chamado HIPOTÁLAMO, sente que o organismo está precisando de água e manda a mensagem de sede!
Mas quando ingerimos algo salgado, porque logo em seguida sentimos sede?
Nas situações em que o corpo entra em contato com alimentos salgados ou muito doces, é preciso tomar água para ajudar a dissolver o volume dessas substâncias no organismo. Com isso, vem a sede, que surge através do hipotálamo, que manda uma mensagem ao córtex do cérebro. Os neurônios que tecem o córtex são os responsáveis pela consciência e percebem a necessidade de ingerir líquido.
Agora imagine a seguinte cena: Um pacote de salgadinho, repleto de sal e gordura, e uma lata de refrigerante, o típico lanche da tarde. A criança “mata” a fome, com algo super salgado. Então o hipotálamo manda a mensagem de sede. A criança “mata” a sede com refrigerante (que já vimos que são necessários 32 copos de água para reequilibrar o pH do sangue, isso com apenas um copo de refrigerante).
Tudo isso em um corpo em formação, Muitas pessoas não se preocupam em beber uma boa água, nem priorizam os devidos cuidados com a qualidade da água que utiliza.
Tudo isso resulta em mal estar, baixa estima, gordura localizada, obesidade, veias entupidas entre outros problemas mais graves.