Pratos coloridos

BRINCAR DE COMER
A brincadeira é parte essencial no desenvolvimento infantil. É pelo ato de brincar, tão natural em seu filho, que você vai fazê-lo estabelecer uma nova relação com a comida. Cada um dos milhões de alimentos que você coloca no prato de seus filhos tem um potencial inexplorado de histórias. Aos poucos, os novos alimentos se tornarão velhos conhecidos das crianças e eles não precisarão mais da sua ajuda para limpar um prato de brócolis. Conforme seu paladar for desenvolvendo, as técnicas não serão mais necessárias e você pode largar a vida de animadora de plateia. Use as brincadeiras mesmo que seus olhos de adulto estejam absolutamente convencidos de que “isso não vai funcionar com ele”, “imagina, ele vai reagir assim, assado e não vai comer nada!”. Isso é seu filtro sisudo antimicos falando. Solte a cintura, relaxe e teste com empenho. Pode ter certeza de que a reação será surpreendente.
VERMELHO
O tomate, a melancia e a goiaba, são ricos em licopeno, que combate doenças do coração e certos tipos de câncer. Já a beterraba contém betacianina, um antioxidante que ajuda a desintoxicar o fígado, e pectina, um tipo de fibra que estimula o funcionamento do intestino. Ela ainda auxilia a absorção de ferro.
LARANJA E AMARELO
Alimentos ricos em carotenoides, como a cenoura, a abóbora, a laranja e o damasco, possuem uma poderosa ação antioxidante. Para não “enferrujarmos”, ou seja, oxidarmos, devemos consumir muitos alimentos com essa propriedade. É também uma forma de aumentar a função imunológica, o crescimento normal e desenvolvimento do embrião e do feto nas grávidas.
ROXO E AZUL
Mirtilos, ameixas, uvas e repolho roxo são repletos de antiocianina, antioxidante que retarda o envelhecimento e fortalece os capilares sanguíneos, além de estimular a síntese de colágeno (o que vai ajudar a diminuir os efeitos das preocupações com as crianças no nosso rosto). Também possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando no combate dos efeitos das tranqueiras que, às vezes, ingerimos como comida.
PRETO
As algas secas contêm tantos minerais essenciais para a saúde que é até covardia com os outros alimentos: cálcio, magnésio, potássio, iodo, sódio, ferro e zinco, além de várias vitaminas importantes, como a B12. A berinjela também é repleta de minerais (sódio, fósforo, ferro, magnésio e enxofre) e funciona como regulador da pressão sanguínea e do ritmo intestinal.
BRANCO
A cebola, o alho e o alho-poró são ricos em enxofre, importante para prevenção do câncer, do aumento das taxas de colesterol e da hipertensão, além de evitar o espessamento do sangue, prevenindo derrame. O nabo tem na sua composição vitaminas e minerais muito importantes para o bom funcionamento do organismo, como vitamina C, ácido fólico, potássio, cálcio e magnésio. Além disso, tem muita água na composição, o que é ótimo para hidratar o corpo.
VERDE
As verduras são repletas de clorofila, que estimula a produção de glóbulos vermelhos. Brócolis, couve-de-bruxelas e couve-manteiga são ricos em glucosinolatos, que têm um papel importante na prevenção de câncer. Esses alimentos também ajudam a metabolizar a vitamina D (cerca de 97% da população brasileira sofre com a falta dessa vitamina) e a desintoxicar o corpo, diminuindo o efeito das alergias. Os vegetais de cor verde-escura são riquíssimos em cálcio, que, além de formar o esqueleto, é fundamental para a atividade das células, a contração dos músculos e a comunicação entre os neurônios. Tenha sempre isso em mente quando for planejar o almoço ou fazer o prato de seus filhos no restaurante por quilo: quanto mais colorido, mais qualidade e tempo de vida. Acostume não só o paladar, mas o olhar artístico de seu pequeno Van Gogh em busca de pinceladas de cores no prato.